quarta-feira, 10 de abril de 2013

Artigo Científico

Em minha rotina de professora universitária, tenho o prazer de avaliar meus alunos não só através de uma prova individual (que nem sempre reflete a capacidade, compreensão e interesse do avaliando), mas também de um trabalho realizado em grupo.

Hoje deparei-me com uma situação nova (e, de certa forma, inusitada) e gostaria de partilhar uma experiência que pode ser comum a muitos estudantes (falo contextualmente aos estudantes de Psicologia) e professores.

Um site muito conhecido, acessado e divulgado entre alunos e profissionais de psicologia é o portal Psicologado. Este portal reúne informações sobre cursos, concursos, notícias e artigos relacionados à Psicologia e pode ser uma boa "porta de entrada" para a aproximação com a leitura de textos e artigos da área psicológica. O objetivo do portal, no que se refere aos artigos é ser "um portal de publicação gratuita de artigos e conteúdos diversos em Psicologia". Lá "você encontra os melhores artigos de Psicologia, apresentados da forma mais agradável de ler" (as citações entre aspas foram copiadas de forma literal do Portal Psicologado, os grifos são meus).

Um artigo científico, de fato, não precisa ser "chato". Mas exige rigor técnico. Rigor tanto na questão referente às normas de formatação e ortografia, quanto, principalmente, na linguagem científica de nossa área, no caso, na linguagem PSICOLÓGICA. Um artigo científico é escrito para uma COMUNIDADE ACADÊMICA E CIENTÍFICA.

A aproximação gradual com fontes de reconhecida qualidade científica e técnica desvela aos estudantes e aos profissionais a realidade da Psicologia enquanto ciência e profissão (status conquistados em nossa história).

Então, caros leitores, especialmente aqui, meus queridos alunos, quando lhes for solicitado um levantamento de artigos científicos, optem por um artigo proveniente de uma REVISTA CIENTÍFICA indexada.

A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) tem um conjunto de procedimentos que se chama Qualis que estratifica a "qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação". 

"A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos" (Extraído do sítio Qualis Periódicos).

Para facilitar nossa vida, temos o portal de periódicos eletrônicos de Psicologia (PePsic) cujo objetivo é "contribuir para a visibilidade do conhecimento psicológico e científico gerado nos países da América Latina, a partir da publicação de revistas científicas em acesso aberto" (extraído do sítio PePSIC).

Para esta postagem não ficar "chata", findo por aqui e desejo que o aprendizado seja para nós sempre uma forma significativa de nos aproximar com o melhor que a vida pode nos oferecer!

Andrea Breches
Professora de Psicologia Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário